O Governo do Rio lançou, nesta segunda-feira (11), o programa IPVA em Dia, que permite o parcelamento em até doze vezes de dívidas relacionadas ao imposto no período entre 2020 e 2023.
Para aderir ao programa, o motorista que não possui débitos de 2024 deve entrar no site e informar o número do Renavam. O sistema vai apresentar os débitos existentes do veículo e as condições de pagamentos disponíveis. A primeira parcela passa a vencer no quinto dia do mês seguinte da adesão, com débitos sujeitos a juros depois da data limite.
A estimativa é a de que o programa IPVA em Dia possa contemplar até 1 milhão de veículos. O prazo de adesão vai até o dia 29 de novembro deste ano.
Caso a primeira cota não seja paga, é configurada desistência da adesão ao programa. O parcelamento também é cancelado em caso de inadimplência por três meses, consecutivos ou alternados, ou se alguma parcela ficar em aberto por mais de 90 dias.
Além disso, também foi lançado nesta segunda o novo sistema para emitir a guia de pagamento do IPVA. Com a emissão do Documento de Arrecadação Estado do Rio de Janeiro, o imposto pode ser quitado em até três horas. Antes, por meio da Guia de Recolhimento de Débitos, este processo poderia durar até dois dias.
O serviço está disponível no site da Secretaria de Fazenda.