Internações infantis por vírus sincicial respiratório aumentou em 15 estados

A informação faz parte da nova edição do Boletim InfoGripe, divulgada nesta terça-feira (4)

Por Gustavo Sleman

Internações infantis por vírus sincicial respiratório aumentou em 15 estados
Internações infantis por vírus sincicial respiratório aumentou em 15 estados
Fernando Frazão/Agência Brasil

O número de novas internações de crianças por vírus sincicial respiratório aumentou em 15 estados do Brasil. A informação faz parte da nova edição do Boletim InfoGripe, divulgada nesta terça-feira (4). O vírus, que se prolifera em ambientes aglomerados e pouco ventilados, é um dos principais agentes de uma infecção nas vias respiratórias.

Já entre os adultos, o estudo destacou o crescimento de hospitalizações por Covid-19, com risco maior para as pesssoas que ainda não completaram o esquema vacinal ou ainda não tomaram a primeira dose do imunizante. De acordo com o levantamento, esta tendência pode ser observada em 10 unidades federativas.  

Segundo a pesquisa, há sinal de crescimento de casos de infecção por coronavírus em todas as faixas etárias na Bahia, no Ceará, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, no Pará, no Paraná, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo.

Por outro lado, no Amapá, no Espirito Santo, no Maranhão, em Sergipe e no Tocantins, o aumento é referente aos diagnósticos de vírus sincicial respiratório e está concentrado, fundamentalmente, nas crianças.

O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, recomenda que os pais não levem crianças com sinais de infecção respiratória para a escola ou a creche.

O boletim apontou ainda que nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com o resultado positivo para vírus respiratórios foi de 46,2% para Covid-19; 36,2% para por vírus sincicial respiratório; e 3,7% para influenza B.  

No entanto, entre as mortes, o coronavírus concentra 82,7%dos casos. 

Mais notícias

Carregar mais