Equipes do Instituto Estadual do Ambiente realizam uma vistoria na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, após o aparecimento de duas manchas escuras na areia no trecho da Rua Santa Clara, nesta quinta-feira (12).
De acordo com a concessionária Águas do Rio, as manchas não são de esgoto concentrado, mas sim do escoamento de água da chuva com a presença de efluentes diluídos e sujeira de asfalto.
Segundo a administradora, o sistema de esgotamento sanitário e as elevatórias estão em funcionamento e esse é um problema histórico de extravasamentos de água pluvial, que ocorre devido às fortes chuvas.
No entanto, segundo o consultor ambiental Luiz Renato Vergara, para a solução é fundamental que haja a limpeza do coletor de esgoto local.
Em nota, a Águas do Rio informou que as equipes operacionais da concessionária atuam na limpeza da areia. Os agentes vão monitorar o fluxo para compreender a causa do problema. A partir dos dados, a administradora espera acelerar as ações para reduzir as contribuições clandestinas de esgoto.
Na semana passada, uma enorme mancha preta apareceu no mesmo local após uma chuva forte atingir a região.