Instituições e voluntários movem ações para auxiliar vítimas de Petrópolis

Diversas ONGs se organizam para arrecadar doações de alimentos, roupas e itens de higiene

Andrezza Buzzani

Doações recebidas pela ONG Ação da Cidadania Tânia Rêgo/Agência Brasil
Doações recebidas pela ONG Ação da Cidadania
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O fim de semana foi marcado por uma rede de solidariedade à Petrópolis, na Região Serrana do Rio, formada por voluntários e organizações não governamentais.

Neste domingo (20), as ONGs Maré Solidária e Maré Sem Preconceito, do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, levaram para o município cerca de quatro mil litros de água mineral, 350 litros de cloro e desinfetante, 600 kits de higiene pessoal para homens e mulheres, além de roupas. O transporte foi feito por meio de quatro caminhões. Um dos voluntários do Maré Solidária, Bruno Henrique Alves, agradeceu os moradores que puderam ajudar.  

Gratidão é a palavra a todos os moradores e comerciantes do Complexo da Maré que se empenharam nesse projeto, diz Bruno.

A ONG Ação da Cidadania, que trabalha na Gamboa, Zona Portuária do Rio, distribuiu mais de 150 toneladas de donativos à Petrópolis ao longo dos últimos dias. Outras 50 toneladas arrecadadas em supermercados e shoppings serão levadas para a cidade ao longo desta semana.

Neste sábado (19), foram entregues mais de 25 toneladas de cestas básicas e água para moradores na instituição SOS Serra. O local tem funcionado como ponto de arrecadação na cidade.

O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso, o Kiko, explica que, assim como as outras ações da campanha SOS Enchentes Brasil, a estratégia é garantir uma doação contínua ao longo das próximas semanas ou meses.  

Nossa intenção não é gastar tudo de uma vez, a gente vai de uma maneira mais horizontal ao longo das próximas semanas e meses desaguando esse recurso para conseguir doar de maneira contínua, diz o diretor.

Além dos mantimentos, também foram doadas oito toneladas de kits de higiene, 500 refeições prontas para consumo, frutas, 1000 colchões e 1000 mantas.  

Essa é a segunda entrega que a entidade faz essa semana na Região Serrana. Entre a última quinta (17) e sexta-feira (18), foram distribuídas mais de 110 toneladas de comida e água.

A Ação da Cidadania também está distribuindo refeições prontas em Petrópolis, chegando a mil pratos de comida por dia. 

Mais notícias

Carregar mais