Informalidade no Centro do Rio está menor na comparação com 2023

O número foi debatido em reunião do Conselho de Varejo da Fecomércio

Por Ana Beatriz Tavares (sob supervisão)

Informalidade no Centro do Rio está menor na comparação com 2023
Comércio no Centro do Rio
Divulgação

A informalidade no Centro do Rio está em queda na comparação com 2023. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises. O número foi debatido em reunião do Conselho de Varejo da Fecomércio.

O encontro foi realizado na sede da instituição. O levantamento foi feito entre dias 10 e 14 de julho, com 446 empresários da região central do Rio.  

A pesquisa ocorreu nas avenidas Rio Branco e Marechal Floriano e nas ruas Sete de Setembro, Uruguaiana, Quitanda, Assembleia, Senhor dos Passos e Alfândega.

De acordo com o estudo, 33% dos empresários entrevistados acham que a informalidade diminuiu em relação ao ano passado, enquanto 28,3% afirmaram que cresceu. Para 52% dos entrevistados, a informalidade está disseminada por todo o Centro da cidade.

O diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, João Gomes, fala que os números da informalidade estão relacionados aos indicadores de atividade econômica e aos indicadores de segurança no Rio.  

A melhora que nós temos observado, seja indicadores de atividade econômica, seja indicadores de segurança no Rio de Janeiro, tem se traduzido também em melhora nos números da informalidade. E isso foi ilustrado na pesquisa recente realizada pelo EFEC RJ com os empresários do Centro do Rio. Nela, podemos observar também uma melhora na percepção sobre a informalidade naquela região neste ano em relação ao 2023.

O IFec RJ também apresentou números sobre pirataria e economia subterrânea. Uma pesquisa feita no final de 2023 mostra que 98,3% dos entrevistados sabem que pirataria é crime e que 54,8% já compraram produtos de procedência duvidosa alguma vez na vida. A economia subterrânea representou R$ 163 bi no estado em 2021, 10,8% do valor nacional.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais