O número de casos de Influenza A aumentou em adultos. A informação é do novo Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, nesta quinta-feira (01). Os dados são referentes ao período do dia 14 a 20 de maio. Por outro lado, os casos positivos para COVID-19 mantiveram a trajetória de queda, na mesma faixa etária.
Coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes disse que cerca de 31% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em pessoas a partir de 15 anos estavam associados ao vírus influenza A, sendo a maioria dos registros por H1N1.
Em um recorte para crianças, especialmente na faixa etária de até dois anos, os casos de internação pelo Vírus Sincicial Respiratório seguem em crescimento desde abril.
Na Capital Fluminense, a Secretaria de Saúde prorrogou a campanha de vacinação no Rio contra a gripe até setembro. A medida foi adotada por causa da baixa adesão da população: apenas 20% do público-alvo procurou os postos para se vacinar.
Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. Os imunizantes estão sendo distribuídos em postos de saúde ao longo de todo o país.