Inflação de abril apresenta maior variação mensal desde fevereiro de 2003

Prévia do mês é de 1,73%, ficando 0,78 ponto percentual acima da taxa de março, a maior de um mês de abril desde 1995

Gabriela Souza

Alimentação é um dos grupos com maiores altas EBC
Alimentação é um dos grupos com maiores altas
EBC

A prévia da inflação de abril é de 1,73%, ficando 0,78 ponto porcentual acima da taxa de março. Essa foi a maior variação mensal do indicador desde fevereiro de 2003, de acordo com o IBGE, e a maior para um mês de abril desde 1995.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,31%. Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta. A maior variação e o maior impacto vieram dos transportes. Alimentação e bebidas aparecem na sequência. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 70% do IPCA-15 em abril. 

Entre os alimentos, as maiores altas são do tomate e do leite longa vida.

De acordo com a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, há uma esperança de queda para esse grupo de alimentos nos próximos dias, mas em contra partida, outros terão alta.

Ainda segundo IBGE o resultado dos transportes foi influenciado, principalmente, pelo aumento no preço dos combustíveis. Outros destaques foram as passagens aéreas, que haviam recuado em março, e o seguro voluntário de veículo, cujos preços subiram pelo oitavo mês consecutivo.

Há ainda impacto da alta nos táxis decorrente dos reajustes em São Paulo e Fortaleza, do reajuste no preço da passagem de metrô no Rio, e do aumento nos valores das tarifas dos ônibus urbanos em Curitiba, Belém e Recife.

Mais notícias

Carregar mais