Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo tem variação de 0,52% em dezembro de 2024

O resultado do IPCA, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (10), representa um aumento de 0,13 ponto porcentual em relação ao mês anterior

Por Daniel Henrique

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo tem variação de 0,52% em dezembro de 2024
Novo preço gasolina
TV Band Vale

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo tem variação de 0,52% em dezembro de 2024. O resultado do IPCA, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (10), representa um aumento de 0,13 ponto porcentual em relação ao mês anterior. Com isso, o índice fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.

Em dezembro, a maior alta observada pela pesquisa foi de 1,18%, no grupo de Alimentação e Bebidas, impulsionada pelo avanço no preço das carnes e do café moído, seguido pelos grupos de Vestuário e de Transportes, com altas de 1,14% e 0,67%, respectivamente.

O DJ Marcus de Lima, morador da Baixada Fluminense, se surpreendeu com o valor do café que encontrou nas prateleiras do mercado.

Em relação ao preço do café, tá, assim, fora do normal. Eu até um tempo atrás eu comprava o café, que eu compro só meio quilo todo mês, eu comprava 19 reais, 18, dependendo da marca. Eu fui no mercado agora, semana passada, paguei 25,90, 26 reais, meio quilo de café. Tá muito, muito caro. Aumentou demais. Muito caro mesmo. Tem que se controlar no mês pra tomar café. Porque meio quilo de café a 26 reais tá muito complicado.

No mês, somente o grupo Habitação apresentou recuo, de 0,56%.

O gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, explica as motivações para as variações mais expressivas em dezembro.

O destaque no IPCA foi o grupo Alimentação e Bebidas, o grupo com maior peso no orçamento das famílias. Problemas climáticos, com as chuvas no Sul, e as queimadas, prejudicaram a oferta de produtos in natura. O resultado negativo do grupo Habitação, menos 0,56%, ajudou a segurar o resultado no mês de dezembro em razão de mudanças na bandeira tarifária de energia elétrica, de amarelo em novembro, para verde em dezembro, não havendo assim cobrança adicional para os consumidores.

No acumulado do ano, o grupo de Alimentação e Bebidas também teve o maior impacto, de 7,69%. Na sequência estão os grupos Saúde e cuidados pessoas, de 6,09%, e Transportes, com 3,30%. Os três grupos juntos responderam por, aproximadamente, 65% do resultado de 2024, segundo o IBGE.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais