Incêndio em Teresópolis: bombeiros atuam e cortina de fumaça cobre cidade

A visibilidade continua prejudicada. Diante da situação, moradores relatam que pessoas estão passando mal

Da Redação

Incêndio em Teresópolis: bombeiros atuam e cortina de fumaça cobre cidade
Cidade de Teresópolis continua encoberta por cortina de fumaça
Reprodução

Bombeiros seguem atuando no aterro sanitário Fischer, em Teresópolis, que sofre com um incêndio desde ontem (26), que provoca uma densa cortina de fumaça na cidade da Região Serrana do Rio. A visibilidade continua prejudicada. Diante da situação, moradores relatam que pessoas estão passando mal.

A Prefeitura disse que está construindo um acesso com retroescavadeiras para que os bombeiros possam acessar o local exato do foco de incêndio. O município afirma que o fogo hoje está produzindo menos fumaça do que ontem, no entanto, moradores seguem relatando dificuldades.

A Prefeitura disse ainda que investiga as causas do incêndio, mas durante visita ao aterro ontem, o prefeito Vinícius Claussen disse que ele foi provocado por ação criminosa. Segundo o político, as chamas teriam começado em uma área de mata ao lado do aterro.

O fogo tinha sido controlado, mas ontem à noite, recomeçou. O aterro é alvo de imbróglio judicial desde os anos 1990. A interdição do local já foi determinada pelo Instituto Estadual do Ambiente pelo menos duas vezes nos últimos anos. O caso mais recente de retomada do funcionamento do espaço foi no mês passado.

As aulas do turno da manhã nas escolas entorno do aterro foram suspensas mais uma vez nesta terça-feira. O município vai avaliar o andamento das aulas em outras unidades escolares e no turno da tarde.

De acordo com uma denúncia do Ministério Público de 1995, o local é um vazadouro de lixo, onde são lançados todos os resíduos coletados na cidade, inclusive seringas de hospitais. A reportagem conversou com dois moradores que lembram uma denúncia da BandNews FM em 2011 sobre o mesmo problema.

Mais notícias

Carregar mais