Implementação exclusiva do cartão Jaé é adiada para fevereiro de 2025

O cronograma anterior previa a implementação em fevereiro deste ano

Por Daniel Henrique

Implementação exclusiva do cartão Jaé é adiada para fevereiro de 2025
Implementação do cartão Jaé é adiada para 2025
Divulgação/Prefeitura do Rio

A operação do novo sistema de bilhetagem digital de forma exclusiva em transportes municipais da cidade do Rio, o Jaé, é adiada para fevereiro de 2025. O cronograma anterior previa a implementação em fevereiro deste ano.

O adiamento, anunciado em coletiva no Centro de Operações nesta quarta-feira (21), foi motivado por problemas operacionais no sistema. 

Além de falhas nos validadores observadas pelos passageiros, a reportagem recebeu vídeos que o mostram os painéis dos equipamentos sendo utilizados para a reprodução de vídeos, como clipes musicais, jogos de futebol e até conteúdo adulto.

Em nota, o consórcio responsável pelo Jaé afirmou que os passageiros não tiveram acesso às imagens, e que um dos vídeos foi inserido em um acesso indevido de funcionários da Redentor dentro de uma garagem da empresa, no mês passado. Os responsáveis foram demitidos.

Ainda segundo o comunicado, a empresa atualizou o sistema, e a reprodução de vídeos não é mais possível.

Além disso, o consórcio que opera o Jaé pediu a postergação do pagamento de metade da outorga à Prefeitura, no valor de cerca de 55 milhões de reais, que deveria ter sido feita em julho deste ano, 18 meses após o início da concessão.

Atualmente, apenas 1% dos embarques no transporte público municipal é feito pelo Jaé. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, 100% dos ônibus da cidade, BRTs e VLTs estão equipados com os novos validadores, o que já possibilita a integração entre estes modais através do Bilhete Único Carioca.

No entanto, 30% das vans e dos chamados cabritinhos ainda não tiveram os equipamentos instalados. A instalação é gratuita até o fim deste ano, sendo condição obrigatória para vistoria em 2025.

Em relação ao transporte intermunicipal, a secretária de transportes, Maína Celidonio, disse que já está em tratativas com o governo do estado e garantiu a integração com barcas, metrô e trens.

A gente está em tratativas bem avançadas com o metrô. A gente espera que em novembro as pessoas possam acessar o metrô com o Jaé. A gente também está em tratativas com Supervia e barca. A gente acredita que todas as negociações vão ser muito bem sucedidas. A integração será garantida de qualquer forma, mesmo que o Jaé não seja fisicamente aceito, o município vai disponibilizar todos os dados ao estado, que garantem todas as integrações. Então o usuário pode ficar tranquilo que não há nenhum impedimento. São tratativas administrativas e o município terá todos os dados garantindo todas as integrações.

O departamento de RH das empresas deve procurar o Jaé a partir de outubro para realizar a migração dos vale-transportes dos funcionários.

Já para a distribuição de gratuidades, pessoas a partir de 65 anos devem se cadastrar pelo aplicativo e retirar o cartão nas 12 lojas espalhadas pelo município. Pessoas com deficiências ou doenças crônicas devem retirar o cartão nas unidades de saúde em que está cadastrada a partir de novembro. Estudantes da rede municipal vão receber na própria escola, enquanto para os alunos de unidades estaduais, os cartões serão entregues pela Secretaria de Estado de Educação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais