Idosos e pessoas com deficiência seguem enfrentando filas longas no posto de atendimento do Jaé na sede da Prefeitura, na Cidade Nova, região Central do Rio. O espaço serve para as gratuidades comprovarem o direito ao benefício.
O novo sistema de bilhetagem digital vai passar a funcionar de forma exclusiva em ônibus municipais, BRTs, VLTs e vans a partir de fevereiro. A partir da data, o RioCard não será mais aceito no modal.
Mesmo assim, quem utiliza o transporte com frequência ainda não parece estar com muita pressa para aderir ao Jaé.
Ainda uso o RioCard. Já ouvi falar que vai mudar o RioCard para o Jaé, só que ainda não me atualizei.
Acabei de cadastrar, mas ainda não estou usando, não. Chegou o cartão semana passada, mas ainda não carreguei porque eu estou usando o RioCard.
A aposentada Maria Madalena de Oliveira, de 72 anos, até foi ao ponto de atendimento nesta segunda-feira (6), mas saiu de mãos vazias. Ela conta que solicitou o cartão em setembro do ano passado e que deveria receber em 30 dias, o que não aconteceu. Ela voltou ao local em outras três oportunidades em outubro, também sem sucesso.
Aí eles me mostraram que lá tem um cartaz dizendo que a partir do dia 14 de outubro, só pelo site. Só que esse site não funciona. Eu não sei fazer isso, mas a minha filha fez para mim. Aí está em produção. Só está em produção. Eu vim agora para saber. Que caminho tomar? Eu fui informada que eu vou receber uma informação pelo SMS, mas eles também me disseram isso em outubro. Mas eu nunca recebi essa informação. Eles estão brincando com a vida da gente. Eu tenho 72 anos.
Por outro lado, as máquinas de autoatendimento instaladas na sede da Prefeitura voltaram a emitir o cartão. Na última quinta-feira (2), os equipamentos não completavam a compra.
A Secretaria Municipal de Transportes afirma que o prazo para início do uso exclusivo do novo sistema de bilhetagem ainda está mantido para fevereiro. A BandNews FM tenta contato com o Jaé.