Idosa morre e mulher fica ferida após rompimento de adutora em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio

Registros apontam que casas do bairro foram atingidas pela enxurrada e que ruas ficaram tomadas pela água

Por Gabriela MorgadoJúlia Zanon (sob supervisão)

Idosa morre e mulher fica ferida após rompimento de adutora em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio
A Rua dos Opalas está interditada
Gabriela Morgado/BandNews FM

Uma idosa de 80 anos morreu e outra mulher ficou ferida após o rompimento de uma adutora em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. A tubulação rompeu na Rua dos Opalas, por volta das 3h30, e a água tomou a via e fez com que uma casa desabasse. Marilene Rodrigues, que estava no imóvel, não resistiu.

Segundo familiares, ela morava no local há pelo menos 20 anos. Uma segunda mulher, que morava com Marilene, também estava na casa, mas sobreviveu.

O genro de Marilene, Demétrius Serafim, mora ao lado, e conta que a força da água destruiu três cômodos e o carro dele, que estava na garagem. Ele ressalta que a tubulação já tinha rompido pelo menos outras duas vezes nos últimos 20 anos.

A Rua dos Opalas, onde o rompimento aconteceu, está interditada, e uma perícia ainda vai ser feita. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão no local.

Imagens gravadas pela reportagem mostram que a destruição deixada depois de a via ser completamente tomada pela água.

A adutora faz parte do Sistema Ribeirão das Lajes, que atende um milhão e 800 mil pessoas em cinco cidades da Baixada Fluminense e parte da capital, incluindo áreas da Zona Sul, do Centro e da Zona Norte. Segundo a Cedae, o sistema opera com 64% da capacidade a pedido da Águas do Rio, para o reparo.

O rompimento ocorre no dia da manutenção anual programada da Cedae em outro sistema, o Guandu, responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Moradores de diferentes pontos do Rio já relatam problemas no abastecimento.

Mas, segundo a concessionária Águas do Rio, o Guandu não tem relação com o Sistema Ribeirão das Lajes. A manutenção no Guandu começou à meia-noite desta terça-feira (26) e não foi afetada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais