Um levantamento realizado pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu revela um aumento de 22,5% nos casos de AVC neste ano. Entre janeiro e setembro, a unidade registrou 1.771 atendimentos. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o Hospital registrou 1.440 atendimentos, o que significa 22% dos casos.
A projeção do hospital é que, até dezembro deste ano, a unidade faça mais de 2 atendimentos, com 980 internações; a maior dos últimos cinco anos.
O AVC pode ser dividido em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O primeiro é o mais comum e ocorre quando uma obstrução impede a passagem de oxigênio para o cérebro. O segundo acontece quando um vaso sanguíneo se rompe, causando sangramento e é o caso mais grave.
No Dia Mundial do AVC, celebrado nesta terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou a implementação da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral na cidade do Rio de Janeiro. A estratégia visa diminuir a mortaldidade e complicações do AVC, assegurando atendimento ágil e qualificiado desde o primeiro contato com o sistema de saúde.