O motorista e o ajudante de um caminhão foram presos em flagrante acusados de participar de uma tentativa de furto de cabos. O caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (8), na estação Penha 2 do BRT Transcarioca, na Zona Norte do Rio.
Os suspeitos foram detidos por agentes do programa BRT Seguro. A equipe foi acionada depois que o monitoramento da Mobi-Rio, responsável pelo BRT, identificou o que seria um caminhão enguiçado na contramão no corredor exclusivo para ônibus. Quando os agentes chegaram ao local, descobriram que os homens usavam o veículo para furtar cabos subterrâneos.
Dois criminosos conseguiram fugir. Já os funcionários foram presos em levados para a delegacia e confessaram, em depoimento, participação no crime. Eles ainda disseram que também cometeram o mesmo crime na sexta-feira (4).
O caminhão, de uma distribuidora de verduras e legumes, tinha saído de Teresópolis, na Região Serrana, durante a noite. O dono da empresa, Wellington Pinheiro, conta que chegou a conversar com os funcionários antes da prisão, quando eles apresentaram outra versão. Ele explica que os dois alegavam inocência e diziam que tinham sido abordados por bandidos.
Devido à presença do caminhão na calha do BRT, a estação Penha II precisou ser fechada até as 8 horas, quando o veículo foi rebocado pela CET-Rio. O restante do corredor Transcarioca não teve a operação impactada.
O crime foi flagrado pelas câmeras de segurança da estação. Os dois homens que fugiram aparecem pulando a mureta do BRT e levantando a tampa do bueiro. Logo depois, o caminhão se aproxima e, com uma parte do fio amarrada na traseira, o motorista tenta arrastar o cabo três vezes, até que ele se rompe soltando faísca.
Um veículo da mesma distribuidora de verduras e legumes foi flagrado em outra tentativa de furto de cabos no dia 16 de agosto, praticamente no mesmo horário e na mesma região.