
Homens com menos de 25 anos são as principais vítimas de acidentes de moto atendidas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Centro do Rio.
Somente em 2025, 262 pacientes foram transferidos para a unidade vítimas de acidentes de trânsito. Em média, 64% são vítimas de acidentes com motocicletas e 10% com bicicletas.
Segundo a diretora da unidade, Germana Bahr, o perfil das vítimas assusta já que são pessoas jovens e que muitas vezes ficam com sequelas para a vida toda.
Com o aumento no número de acidentes envolvendo motos, parentes de vítimas cobram justiça e criticam a falta de punição para os responsáveis.
A Silvia perdeu o filho em julho de 2022, três dias antes dele completar 19 anos. O jovem Lucas Bittencourt pegou uma moto emprestada para ir até uma lanchonete perto do trabalho na Avenida Dom Hélder Câmara, na Zona Norte do Rio, e foi atropelado. Ela conta que depois da morte do filho a vida nunca mais foi a mesma.
No Estado do Rio, em 2025, a cada 10 minutos, aconteceu um acidente envolvendo motocicletas com vítimas. Os dados são do Corpo de Bombeiros, que realizou um levantamento a pedido da BandNews FM.
Entre janeiro e 25 de março, foram 12.097 acidentes envolvendo motos.
A BandNews FM lançou nesta segunda-feira (31) a campanha "Sobre Duas Rodas", que visa promover discussões e debates nacionais sobre a segurança no trânsito. A iniciativa alerta para casos de violência praticados com motocicletas.