Um homem de 60 anos, acusado de participar de um esquema criminoso de fraudes contra o INSS, é preso em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Segundo a Polícia Federal, o preso utilizava documentos falsos para dar entrada em benefícios do INSS, verificando a existência de pelo menos trinta benefícios fraudulentos, como pensões por morte e benefícios assistenciais ao idoso.
A estimativa é de que o prejuízo gerado seja de cerca de meio milhão de reais.
Um mandado de prisão e de busca e apreensão foi cumprido na residência do homem, onde foram apreendidos documentos de identidade, CPFs, certidões de óbito e de nascimento, cartões magnéticos, impressoras, celulares e outros instrumentos que serviam para a falsificação.
A prisão ocorreu durante a ação batizada como Operação Mística, que faz referência a um personagem do X-Men que tem o poder de adquirir a aparência e características de outras pessoas.
O investigado vai responder pelos crimes de falsificação de documento público, uso de documento público falso, receptação de documentos provenientes de furto e roubo, petrechos de falsificação e estelionato previdenciário.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes