O Hemorio promove mobilização para doação de sangue e plaquetas, antes de mais um feriado prolongado. Com as datas da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, e do ponto facultativo nos setores públicos municipais e estaduais pela realização da reunião da Cúpula do G20, nos dias 18 e 19, o objetivo é manter os estoques da unidade durante o período.
O Hemocentro Estadual funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo feriados. Segundo a unidade, uma redução de 15% nas doações diárias vem acontecendo frequentemente.
Além do Hemorio, o estado conta com outros 27 hemocentros localizados em diversos municípios e 12 pontos de coleta na capital.
Para doar, é preciso apresentar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, estar bem se saúde e pesar mais de 50kg.
O doador não precisa estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
No processo de doação de plaquetas, que leva em média uma hora, o doador é conectado a uma máquina, para onde o sangue extraído da veia é enviado e filtrado, para a retirada apenas das plaquetas. O sangue retorna ao corpo do doador após a retirada das plaquetas.
As demais restrições ou informações, sobre ambas doações, podem ser encontradas nas redes sociais do Hemorio.