Governo quer instalar novos batalhões em seis regiões do Rio

De acordo com o Governo do Estado, o aumento da população é um dos fatores que vão ser analisados

Julia Kallembach

Governo quer instalar novos batalhões em seis regiões do Rio
Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro
Reprodução/PGJ-RJ

O Governo do Rio deve apresentar em 60 dias os resultados de um estudo para a instalação de novos batalhões da Polícia Militar em seis regiões do estado. A pesquisa será feita por um Grupo de Trabalho, presidido pelo Instituto de Segurança Publica, o ISP.

De acordo com o Estado, o aumento da população é um dos fatores que vão ser analisados. A futura implantação deve acontecer em Jacarepaguá, na Zona Oeste; em Copacabana, na Zona Sul; no Méier, na Zona Norte; em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, além da Região dos Lagos.

Indicadores demográficos apontam que em São Gonçalo e Jacarepaguá, é necessária a construção de dois novos batalhões, já que cada um atende quase um milhão de pessoas. A proposta é que o novo batalhão da região de Jacarepaguá fique na Praça Seca.

Já em Copacabana, o objetivo é deslocar o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, que atualmente funciona na Rua Figueiredo Magalhães, para a orla. Isso com base em um estudo preliminar sobre os principais indicadores criminais registrados, que aponta que a maior incidência de crimes acontece nas Avenidas Atlântica e Princesa Isabel.

O projeto prevê um balcão de atendimento com policiais bilíngues, sala climatizada, acesso à internet, pontos de recarga de celulares e contatos com os principais hotéis e albergues nas proximidades e com consulados. A ideia é oferecer maior suporte, acolhimento e segurança aos turistas.

Mais notícias

Carregar mais