O Governo Federal reconhece o estado de calamidade pública em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, após as chuvas que destruíram a cidade. A portaria foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
Após a concessão do status de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Após a publicação do decreto de calamidade ou do reconhecimento de situação de emergência, os moradores da cidade têm o direito de sacar 100% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Em nota, o Governo Federal informou que o presidente da República Jair Bolsonaro, o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho e outras autoridades do Governo Federal devem sobrevoar nesta sexta-feira as áreas mais afetadas da cidade, ao lado do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.