Governo do RJ decide manter Arquivo Público em funcionamento

O local foi interditado pela antiga administração do espaço na última segunda-feira

Por Gabriela Marino

O local foi interditado pela antiga administração do espaço na última segunda-feira (06)
Divulgação

Apesar da antiga direção ter anunciado o fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Casa Civil afirma que o local permanece aberto ao público. O local foi interditado pela antiga administração do espaço na última segunda-feira (06). Segundo Victor Travanca, o prédio tem risco iminente de incêndio e condições estruturais obsoletas. Nesta quarta (08), ele foi exonerado do cargo.

Ainda de acordo com o comunicado, o prédio está com sistema elétrico antigo e não possui alvará de funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros. A nota diz ainda que as condições expõem funcionários, colaboradores e pesquisadores a sérios riscos.

A reportagem da BandNews FM entrou no prédio e observou pisos quebrados, viga rachada, vazamentos e umidade nas salas que guardam arquivos importantes, como o da ditadura militar. O historiador Marcus Dezemone fala sobre a importância do Arquivo e cobra medidas das autoridades.
 

A questão que permanece, a questão que fica para a gente e que precisa ser cobrada por toda a sociedade, cuja resposta as autoridades devem fornecer, é como é que se deixa uma instituição tão importante para a sociedade chegar nesse ponto. O Aperte foi criado em 1931 e reúne uma série de documentos, materiais, mapas, plantas, fotografias, filmes, fitas, fitas de vídeo, microfilmes, que se remetem à história brasileira desde o século XVIII.

 

O agora ex-diretor da instituição, Victor Travanca falou sobre os riscos que a condição do local leva aos funcionários.

 

O prédio não tem condições de ser mais arquivo. O peso dos arquivos, como você pode ver, pode levar o prédio a desabamento e desabar exatamente em cima dos arquivos da ditadura. Fora isso, foi feito uma obra aqui pelo Estado, onde foi feito um piso, todo o piso estourou, em todos os andares, em todos os prédios do arquivo. Não se sabe o motivo, não há laudo sobre isso. Nós não temos autorização para funcionar do Corpo de Bombeiros desde 2019. Esse prédio não tem habites. A autorização da prefeitura não tem nenhum alvará da prefeitura que permita o seu funcionamento.

 

Uma vistoria foi feita pela Empresa de Obras Públicas, em julho do ano apssado. O laudo aponta a existência de uma fissura na laje, que não impediria a utilização do prédio. No entanto, recomenda que mais nenhum item seja guardado no espaço. A secretaria afirma ainda que as melhorias já foram feitas nas instalaçoes e outras estão programadas. Segundo o órgão, um laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros em dezembro do ano passado, descarta qualquer risco iminente que justifique a interdição.

Entretando, a ex-direção também informou que todas as irregularidades encontradas serão encaminhadas ao Ministério Público e à Justiça, para que as responsabilidades sejam apuradas e as medidas cabíveis sejam tomadas.

O Arquivo Público do Estado do Rio e Janeiro foi fundado em 1931 e é uma das instituições responsáveis pela preservação da memória histórica do estado. Localizado na Praia de Botafogo, zona sul do Rio, possui um acervo de cerca de 4 mil metros lineares de documentos desde o século 18.

No segundo semestre de 2022, o Governo investiu dois milhões e meio de reais para obras de infraestrutura no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. A manutenção foi finalizada em maio de 2023.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.