Governo do Rio vai depositar R$ 2,1 bi no Fundo Soberano do Estado

Fundo é formado principalmente por recursos excedentes da exploração do petróleo e gás natural

Gabriela Morgado

Governador Cláudio Castro participou do evento
Philippe Lima/GovernodoEstado

O governo do Rio vai depositar R$ 2 bilhões e 100 milhões no Fundo Soberano do Estado, formado principalmente por recursos excedentes da exploração do petróleo e gás natural. O aporte deve ser feito nesta semana.

É o primeiro depósito previsto para o fundo, que foi criado pela Assembleia Legislativa do Rio e lançado nesta segunda-feira (28). A reserva é formada por 30% de todo aumento na arrecadação do Rio com royalties e participações especiais sobre a produção de petróleo e gás natural em relação ao ano anterior, 50% de recursos devidos pelas concessionárias recuperados e por doações de entidades.

Alguns investimentos previstos com os recursos são a construção do Gasoduto Rota 4B, que distribuirá gás natural da Bacia de Santos para o Rio, e a criação de um Centro de Excelência em Fertilizantes, para diminuir a dependência de importações.

Os recursos do Fundo vão ser destinados de acordo com o planejamento de um Conselho Gestor.

O presidente da Alerj, André Ceciliano, afirma que os ativos do fundo podem capitalizar, ainda, o RioPrevidencia.

Também nesta segunda (28), o governo entregou a prefeitos do estado o Guia Desenvolve RJ. O documento compila projetos de lei, políticas públicas e decretos aprovados no Brasil, para orientar os municípios para o desenvolvimento econômico.

O governador Cláudio Castro diz que as ações demonstram planejamento para crescimento.

O guia faz parte do programa Desenvolve RJ, lançado no ano passado. O projeto promove eventos de fomento ao negócio no estado, em parceria com instituições privadas.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.