O Governo do Rio vai criar um grupo de trabalho para estudar e elaborar um projeto para a aquisição de ônibus elétricos. A ideia é analisar a mudança de matriz energética da frota e o desenvolvimento de novas tecnologias.
A comissão deve contar com representantes da Secretaria de Estado de Transporte, do Departamento de Transportes Rodoviários e da Companhia de Transportes sobre Trilhos. O grupo ainda vai ser oficializado por meio de publicação no Diário Oficial.
O assunto, no entanto, já vem sendo discutido pelas equipes técnicas. Em junho, o Governo chegou a receber da estatal chinesa China National Machinery - CMC informações sobre ônibus elétricos fornecidos pela empresa. A apresentação também foi tema de uma reunião.
A reportagem da BandNews FM teve acesso a uma nota técnica elaborada neste mês sobre os testes com ônibus de propulsão elétrica. O documento, confeccionado a partir de consulta a dados cadastrais, traz possíveis rotas e terminais, além de veículos sugeridos.
Segundo o ofício, os testes vão ser realizados apenas na Região Metropolitana do Rio, ao menos na primeira etapa, e com ônibus do tipo Urbano. A ideia é observar o desempenho dos ônibus elétricos em linhas de curta e de elevada quilometragem, para poder avaliar a efetiva autonomia dos veículos.
Além disso, a nota sugere que as linhas testadas circulem por corredores como Avenida Brasil, Ponte Rio-Niterói, Via Light e Linha Vermelha.
Outros pontos citados são Praça XV, no Centro; Cocotá, na Ilha do Governador; e o entorno de estações do sistema ferroviário, especialmente na Baixada Fluminense, como Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Para o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, é um passo importante, mas ele alerta sobre questões como a capacidade da frota.
Os técnicos também citam possíveis testes com os ônibus elétricos no sistema de 'Metrô na Superfície', na Zona Sul, e até a criação de um itinerário entre Praça XV e Metrô da Cinelândia, com ônibus de 9 metros. Nesses casos, seriam necessárias as manifestações da RioTrilhos e da Superintendência de Mobilidade, já que os trajetos não são da competência do Detro.
A nota técnica reforça a questão de manutenção e de infraestrutura de recarga para os coletivos. Por causa disso, as linhas sugeridas para os estudos compartilham pontos terminais em comum, como Central do Brasil, Alvorada, Shopping Center, em Duque de Caxias, e Deodoro. Esses locais poderiam receber eventuais pontos de carregamento.
Segundo o documento, os testes devem avaliar aspectos como custos e ciclos de vida útil de peças e acessórios e consumo energético. Também foi recomendado que os trabalhos sejam sejam acompanhados por uma instituição universitária.
Atualmente, o sistema e transporte por ônibus no Estado do Rio conta com aproximadamente 900 linhas e serviços, operados por 82 empresas permissionárias com uma frota da ordem de 6.000 ônibus.