Governo do Rio adia mais uma vez o início das obras da estação da Gávea, na Zona Sul

Pelo acordo, a operação da Linha 4 vai passar a ser feita pelo MetrôRio, que vai investir R$ 600 milhões

Por Fernanda Caldas

Governo do Rio adia mais uma vez o início das obras da estação da Gávea, na Zona Sul
Obras da estação da Gávea
Reprodução

O Governo do Rio adia mais uma vez o início das obras da estação da Gávea, na Zona Sul, após a promessa de que o contrato de unificação das linhas 1,2 e 4 do Metrô Rio acontecesse ainda nesta semana.  

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana afirmou que a retomada das intervenções dependia apenas da resolução de uma pendência na redação do contrato e que toda a negociação o jurídica com a Procuradoria Geral do Estado que estava pendente já tinha sido finalizada. No entanto, o parecer do órgão sobre o contrato ainda não foi entregue e por isso o acordo não pôde ser celebrado.

No início desta semana, o Governo do Rio chegou a convocar uma coletiva de imprensa para esta quinta-feira (20), onde seria assinado o contrato de unificação. Porém, dois dias depois do convite, o estado remarcou o evento para o dia 10 de abril.  

As obras foram planejadas após a homologação do Termo de Ajustamento de Conduta. O documento foi aprovado pela Justiça do Rio no final de outubro do ano passado e para ser executado depende da assinatura do contrato de unificação das linhas.  

Pelo acordo, a operação da Linha 4 vai passar a ser feita pelo MetrôRio, que vai investir R$ 600 milhões na obra da estação da Gávea. Os contratos de concessão vão ser unificados e a empresa terá a extensão do contrato em mais dez anos, com prazo final para 2048. 

Após a autorização, a situação do buraco de 35 metros de profundidade vai ser analisada, assim como a retirada da água, que precisou ser colocada para evitar danos estruturais dos túneis. 

O novo trecho vai operar até a estação São Conrado, uma versão reduzida na comparação com o projeto original apresentado antes do início das obras, que estão paralisadas há quase uma década.  

A retomada das obras da estação da Gávea tinha sido prometida pela Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana até o final do ano passado. Em seguida, o prazo passou para janeiro e depois fevereiro de 2025.  

Em paralelo a isso, a Procuradoria Geral do Estado enviou um ofício com urgência na quarta-feira (19) para SETRAM e para AGETRANSP sobre um embargo do Metrô Rio em relação a multas aplicadas pela AGETRANSP à concessionária. O TAC celebrado em outubro do ano passado previa que as partes sentassem em uma mesa de negociação para debater os valores das multas. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana informou que o adiamento da ordem de início das obras da estação Gávea se deve à necessidade de ajustes finais na documentação, com objetivo de dar mais segurança jurídica ao contrato, que está em finalização pela PGE-RJ e Agetransp. 

Já o Metrô Rio, disse que as negociações estão bem encaminhadas para assinatura do aditivo. 

Procurada, a PGE ainda não se posicionou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias