Depois da denúncia da BandNews FM sobre ônibus da Viação Amparo lotados em Inoã, distrito de Maricá, em vez do Detro combater a baixa frota na região, o Governo do Estado decide multar a empresa de ônibus pelas viagens com passageiros em pé.
A notificação só aconteceu porque alguns condutores ainda paravam para levar passageiros, mesmo lotados, já que eles mesmos percebiam que essa é a única alternativa para quem mora no local.
Diante da situação, algumas pessoas passaram a chegar de madrugada no ponto de ônibus. Os problemas acontecem com as linhas da Viação Amparo que fazem o trajeto de Maricá para Niterói, de 40 quilômetros, e também para o Rio de Janeiro, que fica a 60 quilômetros de distância.
Nesta semana, a BandNews FM denunciou que a companhia disponibiliza um número desproporcional de coletivos de uma porta, quando comparado com os ônibus de duas portas.
Como as linhas chamadas rodoviárias não podem levar pessoas em pé, é muito comum os moradores ficarem a pé. Entre ele, o servidor público Rodrigo Aguiar, que chega de madrugada para conseguir entrar em um coletivo e já quase foi assaltado, por causa do horário.
Após a primeira denúncia da BandNews FM sobre a demora nos intervalos de saídas de ônibus intermunicipais de Inoã, em Maricá, o Detro informou que multou sete coletivos, mas por levarem com passageiros em pé. Na mesma ação, vinte e oito ônibus foram fiscalizados
Na ocasião, a Viação Nossa Senhora do Amparo, responsável pelo serviço, foi procurada, mas não respondeu.