Governo do Estado abre licitação para locação de bloqueadores de sinais em unidades prisionais

O contrato vai ser de 36 meses, podendo haver prorrogação

Por Fernanda CaldasMaria Eduarda Vieira

Governo do Estado abre licitação para locação de bloqueadores de sinais em unidades prisionais
Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro
Reprodução/PGJ-RJ

O Governo do Estado abriu, nesta segunda-feira (24), a licitação para locação de bloqueadores de sinais em unidades prisionais. O contrato vai ser de 36 meses, podendo haver prorrogação. 

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a implantação dos equipamentos vai ser realizada gradativamente. A previsão é a de que a instalação comece ainda no primeiro semestre deste ano. As unidades que abrigam presos de alta periculosidade vão ter prioridade no recebimento do material. 

De acordo com o edital, publicado no dia 6 de março no Diário Oficial, o investimento nos equipamentos vai ser de até R$ 464 milhões. 

A medida busca combater a comunicação entre chefes criminosos presos e membros de facções, além de impedir a prática de golpes que são coordenados de dentro das prisões. 

Os bloqueadores vão ser capazes de interceptar sinais de telefonia móvel, até 5G, redes Wi-Fi e sobrevoo de drones. 

De acordo com a Seap, nos anos de 2023 e 2024, mais de 17 mil celulares foram apreendidos em presídios. Este ano cerca de 700 aparelhos já foram encontrados. 

Ainda segundo a pasta, também foram flagradas diversas tentativas de drones com celulares e materiais ilícitos tentando entrar nas unidades por meio do espaço. 

Tópicos relacionados

Mais notícias