Glória Maria foi símbolo de representatividade, descrevem amigos da jornalista

Ela estava internada há duas semanas no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro

Por Gabriela Souza

Glória Maria foi símbolo de representatividade, descrevem amigos da jornalista
Glória Maria foi símbolo de representatividade, descrevem amigos da jornalista
Redes Sociais

Autêntica e corajosa, Glória Maria se tornou símbolo de representatividade. É assim que os amigos descrevem a jornalista. Primeira repórter negra da televisão brasileira, a apresentadora morreu nesta quinta-feira (2). Ela lutava contra um câncer desde 2019. Ela estava internada há duas semanas no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Amigo e colega, Pedro Bial se emocionou ao falar sobre a perda.

O jornalista e âncora da BandNews FM do Rio de Janeiro, Vinícius Donola, foi repórter da TV Globo durante 15 anos. Desses, passou 3 divindo a redação do Fantástico com Glória Maria. Ele falou sobre a força e o empoderamento da apresentadora.  

Nascida em Vila Isabel, na Zona Norte da capital fluminense, Glória Maria estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio. Ela iniciou a carreira como estagiária na TV Globo do Rio de Janeiro, em 1971. A estreia no vídeo ocorreu no mesmo ano, quando foi uma das primeiras jornalistas a chegar no local do desabamento do Viaduto Paulo de Frontin.

Ela viajou o mundo a trabalho e fez coberturas importantes como a da Guerra das Malvinas, em 1982. 

Em 2019, a repórter e apresentadora da TV Globo revelou ter câncer no cérebro e foi operada para a retirada do tumor. Ela  manteve o tratamento com imunoterapia e se afastou da televisão para cuidar da saúde.

A jornalista sempre resguardou a informação sobre a idade. O apresentador da TV Band Zeca Camargo, que trabalhou durante muito tempo com Glória Maria na Globo, relembra um fato curioso. Ele conta que, quando a jornalista tinha que ser credenciada para coberturas em outros países, era feita uma espécie de operação secreta.

Outras personalidades também prestaram homenagens a Glória Maria.

Na internet, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte da apresentadora e disse que a jornalista foi uma das maiores da história da nossa televisão.  

O Governo do estado do Rio decretou luto oficial de três dias. O governador Cláudio Castro também lamentou a morte da jornalista e disse que a profissional foi sinônimo de competência, talento e dedicação em tudo o que fez. 

A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, enfatizou que, quem é mulher negra, sabe da importância de ter visto Glória Maria na televisão e disse que ela sempre será lembrada como sinônimo de competência.  

Glória deixa duas filhas adolescentes, Maria e Laura.

Mais notícias

Carregar mais