O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, deve receber quase 70% mais passageiros durante o G20, na comparação com o mesmo período do ano passado. Cerca de 326 mil pessoas devem passar pelo terminal da Zona Norte do Rio entre esta quinta (14) e a próxima quarta-feira (20).
Ao todo, serão 2 mil voos, um aumento de 87% frente ao registrado no ano passado. A concessionária RIOGaleão afirma que reformou o espaço para recepção das delegações e reforçou as equipes de limpeza e manutenção.
Na segunda (18) e na terça-feira (19), dias da Cúpula de Líderes com a presença de chefes de Estado, o Aeroporto Santos Dumont vai ser fechado e os voos serão transferidos para o Galeão. A medida atendeu a um pedido da Prefeitura do Rio, já que o terminal fica a 600 metros do Museu de Arte Moderna, que vai receber o evento principal.
Para reduzir os impactos nos dias em que o Rio de Janeiro recebe autoridades de todo o planeta, a cidade vai ter dois feriados especiais na segunda (18) e na terça-feira (19), formando um "megaferiadão" entre o Dia da Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra.
No entanto, bares, restaurantes, shoppings e comércios de rua vão funcionar normalmente, assim como espaços culturais, pontos turísticos e serviços essenciais. As indústrias das zonas Norte e Oeste também não vão ser afetadas. Já bancos, repartições públicas e escolas, por exemplo, devem ficar fechados.
O chefe executivo do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, Marcus Belchior, explica o objetivo da medida. A secretária Rosana Barbato vai aproveitar os dias de folga para viajar para Gramado com toda a família. Com o feriadão, o movimento na Rodoviária do Rio também deve aumentar. São esperados cerca de 275 mil passageiros e 1.500 ônibus extras.
Um esquema especial de trânsito também foi montado na cidade. O Aterro do Flamengo vai ser fechado na manhã desta sexta (15) e entre domingo (18) e a terça-feira (19). As áreas de lazer na orla e no Aterro também não vão funcionar no período.
Na Zona Portuária, que vai receber eventos relacionados à cúpula e um festival de música, o acesso dos pedestres vai ser controlado com pontos de revista. Entre esta quinta (14) e sábado (16), as estações do VLT do Boulevard Olímpico vão ficar fechadas.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim deve receber 326 mil passageiros
Reprodução: RioGaleão