A Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores do Rio apresentou uma nova representação contra o vereador Gabriel Monteiro.
O documento conseguiu a assinatura de 22 vereadores. Desta vez, os parlamentares pedem a apuração de denúncias contra crimes relativos, especificamente, a crianças e adolescentes.
Os vereadores propõem a instauração de processo ético-disciplinar para investigar quebra de decoro parlamentar por Gabriel Monteiro, sob pena de perda de mandato.
A presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, a vereadora Thais Ferreira, do PSOL, explica que o pedido cita os novos depoimentos de ex-funcionários e adolescentes à Polícia Civil a partir da data da primeira representação contra Gabriel Monteiro.
Além da denúncia de corrupção de crianças e adolescentes, o texto destaca grave ameaça, filmagem e armazenamento de vídeo de sexo explícito envolvendo adolescente, publicação em rede social do mesmo vídeo e estupros, como também exposição de crianças e adolescentes a tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório e constrangedor.
A nova representação será apreciada pela Comissão de Justiça e Redação e, se for considerada válida, seguirá para o Conselho de Ética.
O parlamentar já é alvo de um processo ético-disciplinar na Casa pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ele tem até o dia nove de maio para apresentar defesa.
O político é investigado pela polícia por estupro, abuso sexual e moral. A assessoria de Gabriel Monteiro foi procurada, mas ainda não respondeu.