Serão anunciados nesta sexta-feira (15), durante o G20 Social os detalhes da Aliança Global contra a Fome e à Pobreza, que pretende evitar que mais de 600 milhões de pessoas vivam em nível abaixo da pobreza extrema e que mais de 500 milhões passem fome em 2030. Essa é a previsão dos governos.
Os planos preveem alcançar meio milhão de pessoas com programas de transferência de renda e sistema de proteção social em países de baixa e média renda, a expansão de merendas escolares de alta qualidade para 150 milhões de crianças em países com fome e pobreza infantil endêmica, iniciativas em saúde materna e primeira infância, alcançando outras 200 milhões de mulheres e crianças de 0 a 6 anos e programas de inclusão socioeconômica, que visam a atingir 100 milhões de pessoas adicionais, com foco nas mulheres.
O BID e o Banco Mundial devem oferecer bilhões de reais em financiamento.
Em palestra sobre o tema na manhã desta sexta no G20 Social, o ministro do Desenvolvimento Wellington Dias ressaltou que as discussões com autoridades internacionais no G20 são importantes para que experiências externas exitosas possam ser compartilhadas.
A Aliança vai ser lançada oficialmente no primeiro dia da Cúpula de Líderes, na segunda-feira (18).