Funcionários lotados no call center do Detran protestam devido ao atraso no pagamento de salários e benefícios. O grupo, composto por cerca de 90 pessoas, realizou duas manifestações entre segunda e terça-feira em frente à sede da autarquia, no Centro do Rio.
Os trabalhadores, contratados da BS Tecnologia e Serviços, decidiram em assembleia manter a greve que teve início no último dia 13. Segundo eles, a empresa atrasada os pagamentos há mais de um ano.
Atualmente, os profissionais ainda não receberam os valores referentes ao mês de dezembro, além de outros benefícios como: vale alimentação, transporte e 13° salário.
Em nota, o Detran informou que está em dia com a BS Tecnologia e que cabe a ela seguir o contrato e quitar os débitos pendentes.
Um funcionário do Call Center do órgão disse que os problemas são recorrentes e deixam os trabalhadores preocupados.
Em setembro e maio de 2022, a BandNews FM já havia informado que funcionários da BS Tecnologia fizeram greves por conta do atraso no pagamento de salários, vale-alimentação e transporte atrasados.
A diretora do Sinttel, Sindicato de Trabalhadores em Telecomunicações do Rio, Virgínia Berriel, afirmou que o problema precisa ser resolvido para que os funcionários da empresa parem de ser prejudicados.
A BandNews FM também teve acesso a ata de uma reunião realizada entre o Detran e BS Tecnologia no dia 11 de janeiro. Nele consta que a empresa contratada apresenta dificuldades para comprovação de sua regularidade fiscal e trabalhista, motivo pelo qual vem desde maio atrasando ou deixando de pagar os colaboradores.
O Detran está com o acerto em dia com a contratada e ressaltou que o pagamento do salário referente a dezembro, benefícios relativos ao mês de janeiro e atualização de valores retroativos precisam ser feitos para que o acordo seja cumprido. No encontro, a BS se comprometeu a regularizar o pagamento até o dia 31/01/2023.
O contrato do Detran com a empresa vai até o dia 31 de março de 2023.
Em nota, o Detran informou que já está tomando as medidas jurídicas cabíveis em relação à BS Tecnologia e está em processo de licitação para contratação de outra empresa prestadora de serviços no Teleatendimento.
Procurada pela BandNews FM, a BS Tecnologia não respondeu à reportagem.