Funcionária do PCS LAB que estava foragida se entrega na Cidade da Polícia nesta terça-feira

Jacqueline Iris Bacellar de Assis chegou por volta das 14h50 acompanhada da defesa

Por Aline PessanhaJoão Boueri

Funcionária do PCS LAB que estava foragida se entrega na Cidade da Polícia nesta terça-feira
Jacqueline Iris Bacellar de Assis
Aline Pessanha

A funcionária do PCS LAB que era considerada foragida se entregou na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (15). Jacqueline Iris Bacellar de Assis chegou por volta das 14h50 acompanhada da defesa.

Ela assinou um dos laudos dos doadores de órgãos soropositivos que geraram a contaminação de seis receptores por HIV. O documento apontava resultado negativo para o vírus e o transplante foi autorizado. Na assinatura do laudo, Jacqueline estava associada a um registro profissional de outra pessoa. 

A universidade listada no diploma apresentado por Jacqueline Iris Bacellar negou, em nota, que emitiu certificado de conclusão de curso de graduação, de qualquer natureza, para a jovem.

O teste havia sido feito por Ivanilson Fernandes dos Santos, que foi preso na segunda-feira (14). Ele prestou depoimento e disse que a empresa deixou de realizar o controle de qualidade da sorologia diariamente e passou a fazer a vistoria de forma semanal a partir de 2024. 

Além de Ivanilson, o sócio-proprietário do PCS LAB, Walter Vieira, também foi preso. Ele assina o laudo negativo para HIV de um segundo doador soropositivo. Walter é tio do deputado federal Dr. Luizinho.

Um alvo da operação da Polícia Civil ainda está foragido. Cleber de Oliveira dos Santos é funcionário da unidade de saúde.

Os outros dois sócios do laboratório, Márcia e Matheus Vieira, foram conduzidos e liberados na Cidade da Polícia. Os investigadores também devem ouvir outras pessoas ligadas ao laboratório e também os pacientes que passaram a conviver com HIV.

Ao todo, seis pessoas apresentaram resultado positivo para HIV após receberem os órgãos transplantados pela Central Estadual de Transplantes. O caso foi denunciado com exclusividade pela BandNews FM. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais