Frente Nacional de Prefeitos quer criação de fundo federal para transportes

A proposta foi debatida nesta quarta-feira (03), durante reunião com 31 representantes de capitais e cidades de grande porte

Ádisom Ramos

Frente Nacional de Prefeitos quer criação de fundo federal para transportes
Frente Nacional de Prefeitos quer criação de fundo federal para transportes
José Cruz/Agência Brasil

 A Frente Nacional de Prefeitos quer a criação de uma espécie de fundo federal para arcar com o gastos do transporte público nos municípios. A proposta foi debatida nesta quarta-feira (03), durante reunião com 31 representantes de capitais e cidades de grande porte. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a inciativa funcionária como, o Sistema Único de Saúde, só que para o transporte público.

O Rio de Janeiro deve gastar esse ano mais de 800 milhões de reais com subsídio para o setor na cidade. O valor é pago de acordo com a quilometragem rodada pelos veículos. Além disso, a prefeitura ainda investiu 1 bilhão e meio de reais na compra de novos ônibus. Orçamento da pasta de Transportes só é menor que a verba destinada à Saúde e à Educação. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que as gratuidades pesam muito no valor da passagem.

Entre os problemas apontados durante a reunião estão a queda acentuada de passageiros durante a pandemia de Covid-19 e a necessidade de aumento de subsídios para garantir as gratuidades definidas pelo Congresso Nacional, sem fonte de financiamento clara.

Mais notícias

Carregar mais