Nove pessoas, entre elas cinco adultos e quatro crianças, estão desalojadas em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, após o temporal que atingiu o município durante o fim de semana.
Na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o acumulado de chuva em 24 horas ultrapassou os 100 milímetros. Os bairros de São Pedro e Meudon também registraram acumulados acima dos 80 milímetros.
Segundo a Defesa Civil, houve quinze ocorrências de deslizamentos de terra, além do afundamento de uma rua, risco de queda de uma árvore e pontos de alagamento.
O município segue em estágio de alerta. As sirenes de emergência foram acionadas em pelo menos cinco localidades.
A BR-116, principal via de ligação entre Teresópolis e o Rio de Janeiro, foi interditada no trecho da serra no fim da tarde deste domingo (29), devido aos riscos relacionados à chuva. A interdição durou pouco mais de duas horas, e o tráfego foi liberado pela concessionária logo depois.
Nas redes sociais, vídeos de moradores mostram alagamentos em diversos pontos da cidade, como na Ferinha do Alto.
Segundo o Governo do Estado do Rio, o risco hidrológico é muito alto em Teresópolis, assim como em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, que também registra chuvas intensas. Ambas as cidades apresentam risco elevado de novos deslizamentos.