Foliões ressaltam tradição de levar marmita para desfiles e comemoram liberação de alimentos

O presidente da Liesa afirmou que o público pode levar mais coisas para consumo próprio, desde que com "bom senso"

Por Gabriela Morgado

Sambódromo
Reprodução/RioTur

Foliões comemoram a liberação de alimentos na Marquês de Sapucaí durante os desfiles, que têm início nesta sexta-feira (28). Apesar do regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba só permitir até dois recipientes plásticos de 500 ml com bebida e até dois itens de alimentação, - frutas, salgados ou sanduíches  - o presidente da Liesa afirmou que o público pode levar mais coisas para consumo próprio, desde que com "bom senso".

A declaração foi dada por Gabriel David na quarta-feira (26) pelas redes sociais, após críticas. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também reforçou que os alimentos e bebidas estão liberados.

Os foliões comemoraram, como a confeiteira Ana Lídia Alves.

Que bom saber que vai estar liberado para todos que forem, para gritar, pular, sambar, que é o que a gente mais gosta nesse momento de alegria e de saber que a gente pode levar nossa comidinha de casa, nosso sanduíche, nossa bebida, porque é um modo de a gente economizar lá dentro.

Para muitas famílias que acompanham o carnaval carioca, as marmitas já são uma tradição.

Eu achei um absurdo isso. O carnaval sempre foi uma tradição as pessoas levarem comida de qualquer tipo para a Sapucaí. A gente sabe que é uma festa popular. Os alimentos não são tão baratos. Eu adorava levar petiscos junto com a minha família. A gente levava muitos salgadinhos fritos, sanduíches naturais.

Eu fui há dois anos com a minha família, a gente levou duas garrafas térmicas de café, o cooler com cerveja e refrigerante. Essa que é a graça. Querem acabar com a graça de tudo. Levamos farofa, arroz, feijão fradinho, como foi bom.
O problema todo é que estão elitizando o Sambódromo.



Apesar da liberação dos alimentos, isopores, garrafas de vidro e latas estão proibidos. As bebidas podem ser levadas em garrafas plásticas e em copos térmicos.

As escolas da Série Ouro desfilam nesta sexta (28) e no sábado (1º). Os desfiles do Grupo Especial acontecem no domingo (2), na segunda (3) e na terça-feira (4).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.