Fiocruz negocia produção da vacina BCG em fábrica na cidade de Vigo, na Espanha

A medida acontece em decorrência da paralisação há mais de um ano das atividades da fábrica da Fundação Ataulpho de Paiva, em São Cristóvão

Por João Boueri

Fiocruz negocia produção da vacina BCG em fábrica na cidade de Vigo, na Espanha
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz negocia a produção da vacina BCG em uma fábrica na cidade de Vigo, na Espanha. A medida acontece em decorrência da paralisação há mais de um ano das atividades da fábrica da Fundação Ataulpho de Paiva, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.  

A ideia é transferir a produção da vacina para a Espanha, até a planta da nova fábrica da Fundação Ataulpho de Paiva, única a produzir a BCG no Brasil, ser finalizada. A Fiocruz vai investir na finalização do projeto. Atualmente, essa é a única restrição para a retomada da produção nacional da vacina, o que deve acontecer a partir do segundo semestre de 2024.

Desde a paralisação das atividades da Ataulpho de Paiva, o Ministério da Saúde importa o imunizante por meio do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).  

Durante as negociações, a Fiocruz se tornou mantenedora da Fundação Ataulpho de Paiva. A nova diretoria deve apresentar em até 30 dias um plano de recuperação institucional e econômico-financeira. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.