A Fiocruz inaugura um espaço de pesquisa e centro de tratamento e reabilitação para pessoas com sequelas da Covid-19. O novo laboratório, que faz parte do programa Unidos Contra a Covid-19, foi aberto na sede do instituto em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (11)
Dentre os serviços oferecidos, estão avaliações multidisciplinares cardiovasculares, respiratórias, hematológicas, imunológicas, neurológicas, fisioterápicas, metabólicas-nutricionais, otorrinolaringológicas e de saúde mental. Os pacientes vão ser monitorados e conduzidos à reabilitação.
Os pesquisadores também vão estudar a carga da Covid longa nos pacientes. Um dos objetivos é ampliar o acesso aos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto Unidos Contra a Covid-19 também reforçou a infraestrutura de suporte em equipamentos de biossegurança e de preparação de amostras clínicas da rede de plataformas genômicas da Fiocruz para comportar os desafios e aumentos de demanda apresentados pela pandemia da Covid-19.