Fiocruz descarta casos suspeitos de gripe aviária

Quatro pessoas que tiveram contato com a ave silvestre contaminada, apresentaram sintomas respiratórios e as amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz

Por Mariana Albuquerque

Aves contaminadas com gripe aviária
REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo Saúde

As quatro pessoas que tiveram contato com a ave silvestre diagnosticada com gripe aviária no Rio de Janeiro não estão com a doença. Elas apresentaram sintomas respiratórios e as amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz nesta segunda-feira (22).  

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde e os resultados foram apresentados pela Fiocruz nesta terça.

A pasta esclarece que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos, e que as infecções humanas podem ocorrer pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.

Apesar de o Governo Federal ter decretato emergência Zoossanitária, ainda não há casos confirmados em humanos da Influenza Avisária, como explica o secretário de Saúde do Rio, Doutor Luizinho.

De acordo com técnicos de Vigilância em Saúde, não há motivos para preocupação com uma epidemia neste momento,  já que não há sustentação científica de transmissão direta de pessoa para pessoa.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.