A Fundação Oswaldo Cruz aponta que há crescimento nos casos confirmados de Covid-19 no Brasil, principalmente na população adulta. A doença já representa 47% dos resultados positivos para Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados nas últimas quatro semanas. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (18) na nova edição do Boletim InfoGripe. Os dados são referentes à semana de 6 a 12 de novembro.
Doze das 27 unidades federativas apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo, ou seja, nas últimas seis semanas. O estudo destaca principalmente o aumento de Covid-19 em maiores de 18 anos nos estados do Amazonas, da Paraíba, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A Fiocruz indica ainda que há crescimento da doença na população idosa nas capitais João Pessoa, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os pesquisadores também defendem a vacinação em massa, além da retomada do uso de máscaras no transporte público, em locais fechados e em espaços com grande de circulação de pessoas. O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, disse que a vacinação é importante para combater o novo ciclo de aumento da doença.
Entre as mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave no último mês, a Covid-19 corresponde a aproximadamente 84% das notificações.
O Boletim InfoGripe também apontou queda dos testes positivos para o vírus Influenza. No entanto, em São Paulo, ainda há presença expressiva da doença em crianças de 0 a 4 anos.
Um levantamento da rede privada de saúde Dasa apontou que a taxa de positividade para Covid-19 no país, na comparação com o último mês, teve aumento exponencial. No Nordeste, o crescimento foi de mais de 1.700%. No Distrito Federal, de cerca de 1.400%. Já no estado do Rio, o aumento foi de quase 380%. ((A procura por testes para detecção do vírus de Covid-19 nas unidades da rede Dasa aumentou 73% de sábado a quinta-feira (17), na comparação com a semana anterior.