A Fundação Oswaldo Cruz alerta para o aumento de Covid-19 nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. De acordo com a nova edição do boletim InfoGripe, divulgado nesta quarta-feira (11), pela instituição, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal apresentaram crescimento no número de internações associadas a doença.
Já em relação às capitais, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro foram as cidades que registraram crescimento em decorrência da Covid-19. Já em relação aos casos gerais de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, o estudo apontou crescimento na tendência de longo prazo, referente as últimas seis semanas.
Para o vírus Influenza A e Vírus Sincicial Respiratório, mais comuns entre as crianças, o cenário é de estabilidade ou queda na maioria dos estados. O quadro de rinovirus também indicou desaceleração.
O pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, reforçou a importância de campanhas de prevenção.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 50,4% dos casos de síndromes respiratórias foram de Covid-19. O coronavírus foi responsável por 84,7% das mortes.
O levantamento é referente aos dias 1 e 7 de outubro.