Considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno chega à sua vigésima segunda edição em julho. A iniciativa vai contar com diferentes atrações, incluindo música, dança, teatro e literatura. O Festival acontece entre os dias 12 e 28 de julho.
Neste ano, o evento promete trazer uma reflexão sobre a diversidade cultural do país através de um acróstico com a palavra "plural". Nele, as letras significam "povos", "lugares", "união", "raízes", "artes" e "linguagens". A ideia é baseada na valorização dos territórios e na troca de experiências e saberes a partir da identidade visual e da programação artística.
A estudante Lorrayne Martins visitou o evento em outras oportunidades. Ela mora em Nova Friburgo, na Região Serrana, e afirma que pretende acompanhar as atrações desse ano:
Eu costumo frequentar o Festival de Inverno do Sesc todos os anos. É um festival sempre muito agradável, com atrações para a família toda aproveitar o dia todo. Eu acho esse tipo de evento importantíssimo, porque além de exaltar e falar sobre a importância da nossa cultura, movimenta a nossa região também. Muitos turistas vêm para cá, para Friburgo, nessa época. E minhas expectativas para esse ano estão altíssimas.
Uma das novidades desta edição é o retorno do projeto "Boca Suja", que vai homenagear a escritora Roseana Murray. Em abril, ela passou 13 dias internada depois de ser atacada por pitbulls em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio.
Em conversa com a BandNews FM, a escritora destacou a alegria de ser homenageada no festival:
Uma coisa maravilhosa e inédita para mim. Os meus poemas serão impressos em guardanapos de papel. Guardanapo, quando você vai comer alguma coisa ali no barzinho e tem o guardanapo de papel, tem um poema meu e tem a minha minibiografia. Eu estou radiante, muito feliz e agradecida com meus poemas circulando e passando pela boca do leitor. É incrível.
A programação do festival conta com atrações que variam de preços populares a gratuitos e acontecem tradicionalmente nas unidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana, e também em outras unidades do Sesc espalhadas pelo estado. A lista completa está no site da BandNews FM.
Já a programação oficial do evento deve ser divulgada em breve no site da instituição: www.sescrio.org.br.
Confira as localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2024:
Petrópolis
Teresópolis
Nova Friburgo
Itaipava (Petrópolis)
Valença
Grussaí (São João da Barra)
Tanguá
Porciúncula
Casimiro de Abreu
Magé (Piabetá)
Sana (Macaé)
Búzios
Vassouras
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Três Rios
Itaperuna (Raposo)
Penedo
Cabo Frio
Miguel Pereira
Silva Jardim
Cardoso Moreira
Campos do Goytacazes