O presidente da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, marca presença no sétimo dia de programação da Festa Literária Internacional de Maricá. A organização se movimenta na luta contra a violência, fome e corrupção.
Além dele, as escritoras Eliane Potiguarda e Sinara Rubia também estarão presentes para participar da Roda Literária sobre Raízes Ancestrais.
A Flim vai até o dia 10 de novembro. A curadora do evento, Renata Costa, fala sobre o que espera para os próximos dias.
A nossa expectativa é que daqui até o final do evento a gente atinja um enorme número de pessoas presentes nessa parceria entre a Prefeitura de Maricá e a ABDL, que é a Associação Brasileira de Difusão do Livro. Que possibilita o Vale Livro para as crianças, para os professores, para os universitários, em que a gente de fato vê a democratização do acesso à leitura sendo concretizada como uma política pública estruturante.
A Flim acontece desde 2013, promovida pela Prefeitura de Maricá. O evento conta com palestras, debates, shows, roda de conversa e talk shows.
Além de atrair turistas, a Festa Literária conta com a participação de alunos de toda a rede municipal da cidade. A professora Allana Mota conta a animação dos alunos para o evento.
A Flim é um momento muito esperado pelos alunos na escola. Então quando vai chegando ali a época da Festa, eles já começam a perguntar quando que a gente vai, quando que a gente vai receber os vouchers. Isso é muito importante, porque na verdade o evento ela oportuniza para esses alunos uma coisa que a nossa geração não teve, que é o acesso aos livros, à cultura literária, só que de modo mais democrático, de modo gratuito, né, por meio dos vouchers.
São esperadas cerca de 16 mil pessoas por dia de evento.