O feriado de Corpus Christi deve aquecer o setor de turismo de todo o Estado do Rio. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a rede hoteleira no interior do Estado já ultrapassou 80% da capacidade total. Na capital fluminense, mais de 72% das instalações estão reservadas, segundo o HotéisRIO.
Mas, diante das temperaturas mais baixas, cidades da Serra e do interior do Estado são os principais atrativos para a data e ganham a preferência dos turistas. A analista de RH Jéssica Fernandes escolheu o distrito de Penedo, na Serra da Mantiqueira, para aproveitar o frio ao lado da família.
Petrópolis é outro destino que se destaca entre os turistas, seja pelo clima de inverno ou pela variedade de opções aos visitantes. A movimentação na região é importante porque o turismo é responsável por 6% do PIB local.
Neste feriado, Petrópolis se transforma numa espécie de pequena cidade alemã para receber o Oktoberfest, que vai acontecer até este domingo e no próximo fim de semana. Além disso, a cidade também recebe o Serra Wine Week, maior festival de vinhos da região serrana, e o Solstício do Som, na Praça da Liberdade, que reúne música, arte, dança e literatura.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, Paulo Michel, a expectativa é de que todas as cidades do interior tenham ocupação hoteleira superior a 85%.
Já na capital fluminense, Leme e Copacabana são os bairros preferidos dos turistas, seguidos por Ipanema e Leblon. Na terceira posição, estão Flamengo e Botafogo. O Centro da cidade também ocupa as primeiras posições do ranking, na quarta colocação.