Setenta e quatro por cento dos consumidores fluminenses devem dar presentes no Natal deste ano. A informação é de uma pesquisa divulgada pela Fecomércio.
Segundo o levantamento, mais da metade dos entrevistados (52,5%) pretende comprar roupas, calçados e acessórios.
Depois, os presentes mais mencionados são brinquedos (34,8%), lembrancinhas (16,3%) e eletrônicos (11,1%).
Já para a Black Friday, 40,7% dos consumidores afirmaram que não vão comprar nada. No grupo que pretende gastar no período de promoções, os itens mais procurados são os eletrônicos videogames, smartphones, computadores e tablets.
Para o diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, João Gomes, a pesquisa pode ajudar o consumidor a tomar a melhor decisão.
A melhora do emprego, em 2021, consolidada ao longo deste ano é o alicerce necessário pro consumidor tomar a sua decisão para a realização das compras. Então, não apenas para a Black Friday, mas como também para o Natal, nós temos boas perspectivas de que os resultados sejam melhores do que foram observados em 2021. É um bom momento para a economia do estado.
Quase metade (44%) dos entrevistados pretendem comprar em lojas físicas no Natal, e 24,8%, em lojas virtuais.
Os preços também são levados em consideração. A estudante Talia Oliveira vai aproveitar a Black Friday para economizar no presente da irmã:
Eu estou querendo comprar um livro para a minha irmã, nesta Black Friday. Mas vai depender se eu encontrar na faixa de preço que eu quero. Estou querendo algo entre R$25 e R$40.
De acordo com a pesquisa, o gasto médio com os presentes é de R$ 392,00.
A expectativa do comércio fluminense é movimentar mais de dois bilhões e 200 milhões de reais neste ano (R$ 2,246 bilhões).