O Ministério da Fazenda busca uma solução para os altos preços do querosene de aviação, principal combustível utilizado pelas companhias aéreas. Segundo apurou a BandNews FM, entre as alternativas em discussão, estão a redução do preço através de diálogo com a Petrobras, a viabilização de um "pool" de compra do combustível ou mesmo a criação de um fundo de R$ 6 bilhões para auxiliar as empresas.
A iniciativa faz parte da empreitada do Governo para baixar de vez o preço das passagens, que cresceu 47% em 2023 e foi um dos subitens que mais impactaram a inflação, de acordo com dados do IBGE.
Como forma de acelerar as tratativas, estava prevista para a próxima quarta-feira (7) uma reunião entre a Petrobras, representantes das companhias aéreas, da Casa Civil e do Ministério de Portos e Aeroportos, além do Ministério da Fazenda. No entanto, segundo fontes da BandNews FM, o encontro foi cancelado atendendo a um pedido da Fazenda. A pasta quer se debruçar ainda mais sobre o tema para chegar a uma resposta definitiva.
Por outro lado, o termômetro da Petrobras aponta para a resistência à formação de um polo de compra e mesmo a eventuais reduções. O corpo da estatal tem argumentado que o preço do combustível da aviação já acumulou queda de 30% ao longo de 2023.
Em entrevista ao "Estadão/Broadcast", o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa não irá baixar o preço do querosene para ajudar as companhias aéreas.
Simplesmente ir lá no canetaço e dizer vamos agora abaixar 15% porque uma companhia pediu, a gente não vai fazer, disse ele.
Enquanto isso, quem busca passagens vive o dilema da procura por valores que caibam no orçamento. O servidor público Antonio Junior relata a dificuldade.
A população fica perdida, pagando esses absurdos sem necessidade, sem razão. É preciso explicação para esses preços muito caros, conta ele.
No primeiro mês do ano, o querosene de aviação teve queda de 9,8% A taxa corresponde a uma redução de R$ 0,40 por litro de combustível em comparação com os preços registrados em dezembro de 2023.