Famílias de programas sociais já podem agendar instalação de antena parabólica

Troca da parabólica tradicional é necessária para a implementação da tecnologia 5G porque a frequência dos equipamentos é a mesma da nova geração de internet

Gabriela Morgado

Famílias de programas sociais já podem agendar instalação de antena parabólica Tânia Rego/Agência Brasil
Famílias de programas sociais já podem agendar instalação de antena parabólica
Tânia Rego/Agência Brasil

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal já podem agendar a instalação gratuita dos kits de antena parabólica digital no Rio. A troca da parabólica tradicional é necessária para a implementação da tecnologia 5G porque a frequência dos equipamentos é a mesma da nova geração de internet.

A troca é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel para apoiar a população na migração dos sinais. Quem continuar usando as antenas antigas pode ter interferência ou mesmo o sinal interrompido com o uso do 5G, como explica o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra.

A mudança das antenas já vem acontecendo em outras capitais brasileiras, incluindo as cinco cidades que já disponibilizaram o 5G: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. A tecnologia ainda não tem data certa para chegar no Rio, mas deve ser ativada até setembro.

A troca deve ser finalizada em todas as capitais até 29 de agosto. A Siga Antenado também vai instalar filtros em estações profissionais usadas, por exemplo, para a radiodifusão. Elas também operam em frequência próxima à do 5G.

Segundo dados do IBGE, em 2018 cerca de 125 mil residências ainda usavam antenas tradicionais no Rio. Dessas, 25.900 devem ter direito à troca gratuita. Quem não tem direito ao benefício pode comprar a antena digital em lojas comuns. Já as famílias que têm cadastro em programas sociais devem entrar em contato com a Siga Antenado para fazer o agendamento. A solicitação pode ser realizada pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

Mais notícias

Carregar mais