Uma família de Petrópolis, na Região Serrana, denuncia que não recebeu auxílio da prefeitura após o deslizamento de uma pedra destruir parte do imóvel em que eles viviam. O episódio aconteceu na madrugada do dia 26 de março, na Rua José Bonifácio, no Centro da cidade imperial.
Paulo Jorge Dias, de 72 anos e Lidnei Lima de Oliveira, de 78 anos, estavam dormindo no momento em que a pedra cedeu. Apenas o quarto do casal não foi destruído.
A filha dos idosos Vane Lima conta que o pai tinha uma fábrica de biscoitos artesanais no imóvel para auxiliar na renda da família e perdeu tudo com o deslizamento.
Segundo eles, após o episódio a Defesa Civil de Petrópolis interditou o terreno que tem quatro imóveis que pertencem à família. No entanto, os moradores afirmam que não foi oferecido nenhum lar temporário ou auxílio psicológico. De acordo com a família, a única instrução passada foi para que eles dessem entrada no pedido de aluguel social. Com isso, eles estão morando em casas de amigos e familiares.
Vane Lima disse que a Defesa Civil já tinha sido acionado em 2022 para avaliar o risco do imóvel, mas nada foi feito. Segundo a Defesa Civil, o imóvel foi interditado na época.
Agora, a família tenta juntar dinheiro para conseguir comprar os móveis e eletrodomésticos que foram perdidos no deslizamento e para realizar uma obra no terreno.
Em nota, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que os moradores receberam todas as informações e orientações e que foram atendidos no dia do episódio e encaminhados para atendimento na Secretaria de Assistência Social.
Além disso, a pasta alegou que o local estava interditado desde 2022, quando um laudo de interdição foi entrega à família listando a ausência de contenção e rede de drenagem na região.