Fabricante do Ozempic afirma que o medicamento é para tratamento de diabetes tipo 2

A nota da Novo Nordisk foi divulgada nesta sexta-feira (4)

Por Gabriela Morgado

Fabricante do Ozempic afirma que o medicamento é para tratamento de diabetes tipo 2
A patente mundial do Ozempic termina em 2026, porém, no Brasil, ela termina este ano
Reprodução

ERRATA: Inicialmente informamos que a patente do medicamento cairia em âmbito nacional no fim de 2024, conforme dito pelo prefeito do Rio Eduardo Paes e publicado no site da Associação Médica Brasileira. No entanto, a Novo Nordisk informou que a patente está valida até 2026.

A farmacêutica dinarmaquesa fabricante do Ozempic afirma que o medicamento é autorizado para tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado e não endossa ou apoia a promoção de informações em desacordo com a bula. A nota da Novo Nordisk foi divulgada nesta sexta-feira (4). 

A declaração foi feita após a Prefeitura do Rio informar que estuda distribuir a medicação na capital fluminense. A medida está sendo estudada pelo município para ser implementada após o término da patente do medicamento. Isto é, quando o prazo de exclusividade do fabricante expira e ele pode ser produzido de forma genérica. 

Um dos efeitos colaterais do remédio é a perda de apetite e também a sensação de saciedade ao ingerir uma pequena quantidade de alimentos. Com isso, o medicamento começou a ser utilizado por aqueles que buscam emagrecer.

Segundo a empresa, atualmente no Brasil, a Novo Nordisk conta com dois medicamentos aprovados pelos órgãos reguladores para tratamento da obesidade, disponível no mercado brasileiro desde agosto de 2024.

Mais notícias

Carregar mais