Exposição sobre fotógrafo Walter Firmo chega no CCBB no dia 9

Imagens da mostra retratam a cultura negra de diversas regiões do país, com festas populares, religiosas e cenas cotidianas, e incluem a icônica foto de Pixinguinha na cadeira de balanço

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Doces Bárbaros: Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, no Canecão
Walter Firmo

O Rio de Janeiro recebe, a partir da próxima quarta-feira (9), a retrospectiva "Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito", sobre os 70 anos de trajetória do fotógrafo carioca. Depois de ter sido exibida no Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista), a mostra será apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro CCBB RJ e marca o início da parceria inédita entre as duas instituições.

A exposição vai ocupar, até março do ano que vem, todas as salas do segundo andar do CCBB, com 266 fotografias produzidas desde 1950, no início da carreira de Firmo, até 2021. As imagens retratam a cultura negra de diversas regiões do país, com festas populares, religiosas e cenas cotidianas, e incluem a icônica foto de Pixinguinha na cadeira de balanço. A entrada é gratuita.

A curadoria é de Sergio Burgi e Janaina Damaceno.  

Acabei colocando os negros numa atitude de referência no meu trabalho, fotografando os músicos, os operários, as festas folclóricas, enfim, toda a gente. A vertigem é em cima deles. De colocá-los como honrados, totens, como homens que trabalham, que existem. Eles ajudaram a construir esse país para chegar aonde ele chegou,

diz Walter Firmo.

O fotógrafo mantém um vínculo especial com o Rio de Janeiro, sua cidade natal. Foi aqui que ele iniciou sua carreira na fotografia, como homem negro criado nos subúrbios e proximidades da Baixada Fluminense. Mesquita, Nilópolis, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Vaz Lobo, Cordovil, Parada de Lucas, Vista Alegre e Irajá.

Além de Pixinguinha, a mostra traz retratos de outros grandes nomes da música brasileira, como Cartola e Clementina de Jesus.

Serviço

Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito

Abertura: 9 de novembro de 2022, às 9h

Exposição: até 27 de março de 2023

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro  

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 3808.2020

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada franca, com ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB - bb.com.br/cultura.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.