A Expo Franchising ABF Rio 2024 movimentou mais de 120 milhões de reais em negócios ao longo dos três dias de evento.
Segundo a organização, cerca de 13 mil pessoas visitaram a feira, que aconteceu no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense.
O vice-presidente da ABF Rio, Julio Monteiro, fez um balanço do resultado do evento.
A previsão que a gente tem é de ter feito mais de 120 milhões de reais em negócios que vão se desenvolver ao longo desse período de conversão. Em termos de público, a gente teve um aumento de 18% na comparação com o ano passado. Cerca de 13 mil pessoas passaram aqui pela Expo Franchising ABF Rio 2024. E a tendência é que a gente continue trabalhando para que ano que vem a gente tenha números tão expressivos como esse.
Além das oportunidades de negócios, a feira também contou com palestras de especialistas. Para Júlio Monteiro, a capacitação dos empreendedores é fundamental para um negócio de sucesso.
O franchising é capacitação. A gente tem uma feira de negócios onde as marcas almejam, fecham novos franqueados, mas a associação brasileira de franchising se preocupa em levar conteúdo para que essas pessoas se profissionalizem, se capacitem e possam fazer a melhor escolha. Então capacitação e negócio caminham lado a lado no franchising brasileiro.
Mais de cem empresas, de diferentes segmentos, marcaram presença na exposição.
Com aproximadamente 2200 lojas em mais de 150 cidades e listada pela ABF como a maior microfranquia do Brasil, a Market4u foi uma das marcas expositoras.
O cofundador da empresa, Sandro Wuicik, explica a proposta da rede de minimercados autônomos.
Na Market4u, a proposta é, principalmente, levar mais tempo e comodidade dentro de condomínios e empresas. Então, a gente instala mercados autônomos, mercados que não têm a necessidade de funcionários, para justamente as pessoas evitarem de ficar levando filho no mercado, pegando fila, colocando em carrinho, sabe? Tem todo aquele trabalho... Às vezes, o tempo da pessoa é mais importante. Então, ela desce num elevador, a poucos metros da porta dela, ela pega o produto e sobe novamente para ficar com a sua família, com seus amigos
Fundada em Niterói e com quarenta anos de história, a Húngara Lanches iniciou a expansão para o sistema de franquias há pouco tempo.
Sócio da Húngara Lanches, André Erthal fala sobre o desafio de espalhar o tradicional salgado italiano pelo país.
É um desafio, 'né'? Um produto validado com 40 anos... Você escalar isso é muito delicado, muito sensível. Então, a gente acredita muito no pessoa-processo-produto, então a gente já tem o produto, elaboramos o processo, estamos em melhoria contínua, e a gente está buscando franqueados com perfil cada vez melhor, para estar fomentando a marca e fazendo a distribuição do italiano, vamos levar isso aí para o Brasil inteiro
A Expo Franchising ABF Rio chegou à décima sétima edição em 2024, com um espaço 20% maior em relação ao ano passado. Para 2025, a expectativa dos organizadores é de um crescimento ainda maior.
Rádio oficial do principal evento do setor de franquias do estado do Rio, a BandNews FM conversou com empreendedores e especialistas ao longo dos três dias de evento. O conteúdo completo está disponível no YouTube.