Exoneração do presidente da Faperj é publicada no Diário Oficial

Caroline Alves da Costa, ex-presidente da Faetec, assume o cargo

Por Guilherme Faria

Exoneração do presidente da Faperj é publicada no Diário Oficial
A mudança foi criticada pela comunidade científica
Lécio A. Ramos/Faperj

A exoneração do professor Jerson Lima da Silva da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio, a Faperj, é publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (7).

Apesar de um parecer contrário do próprio governo do Estado, Caroline Alves da Costa, ex-presidente da Faetec, assume o cargo.  

A mudança foi criticada pela comunidade científica, que chegou a fazer uma petição pública pedindo a permanência de Jerson Lima no cargo.

No fim de outubro, a Subsecretaria do Gabinete do Governador, responsável pela Política de Compliance e Governança do Estado, emitiu um parecer reprovando a nomeação de Caroline, justificando que ela não tem doutorado, o que pode ser interpretado como um indício de fragilidade na capacidade de conduzir projetos de pesquisa complexos e assegurar a integridade e a excelência nas iniciativas promovidas pela fundação.  

A Subsecretaria afirmou ainda que o fato de Caroline ter exercido a presidência da FAETEC não confere a habilitação necessária para que ela atue em uma "fundação voltada ao fomento à pesquisa em nível superior."

Caroline Alves é formada em Pedagogia e Odontologia e ocupava a presidência da Faetec desde janeiro de 2022. Ela também já teve cargos nas Secretarias de Ciência e Tecnologia do Estado e do Município do Rio, além de ter ocupado postos no IBGE e na Uerj.

No lugar de Caroline Alves na Faetec, foi nomeado o ex-secretário de Educação Alexandre Valle.

Na quarta-feira (6), membros da comunidade científica chegaram a se reunir com o governador do Rio, Cláudio Castro, para tratar do assunto.  

Em nota divulgada nesta quinta, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) manifestaram preocupação em relação ao que chamaram de "partidarização" da Faperj.

Ainda segundo a nota, o governador teria se comprometido, no encontro, a assegurar a continuidade de todos os editais da FAPERJ, além de garantir a manutenção dos 2% da receita líquida do orçamento do estado para a fundação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais